Projeto



Projeto é a atividade que executa ou realiza tanto a forma física quanto o propósito de determinado produto ou serviço. Um projeto pode se para fim individual. Por exemplo: seu carro, sua televisão, sua geladeira. Concorda que o propósito destes bens é individual? Isso mesmo seu carro mesmo que transporte além de você seu filho (a) ele é de uso individual – você comprou por sua necessidade de transporte ou pela facilidade de levar seu filho a escola, etc.

Outra finalidade do projeto é a satisfação da necessidade pública. Aqui temos o fornecimento da energia elétrica, os supermercados, o fornecimento de água potável, entre outros. Um projeto é em si um processo de transformação, que se ajusta a metodologia de entrada – transformação – saída. As decisões tomadas durante esta atividade produzem um impacto sobre o processo de produção, portanto precisa ser administrado. A atividade de projeto precisa levar em consideração as diversas preocupações necessárias no ambiente empresarial existente, tais como: qualidade e certificações da área (série da ISO), sustentabilidade social e ambiental dentre outros fatores. .

Observe que a função de projetar envolve um processo de múltiplas etapas, geralmente inicia-se de acordo com uma determinada necessidade que objetiva uma solução adequada para o momento. Assim, podemos afirmar que os projetos não surgem completamente da imaginação, pois devem ser compreendidos e avaliados em termos de viabilidade, aceitabilidade e vulnerabilidade. Por ser considerada uma atividade ampla, é comum em um projeto a existência de alto nível de incerteza em relação ao produto ou serviço final, porem, observa-se que a insegurança vai diminuindo à medida que se aproxima do produto acabado.

Mas lembre-se: Um projeto acabado para ser eficiente deve apresentar:

- Alta qualidade: implica em atender a sua finalidade de maneira eficiente e eficaz;

- Rapidez: consiste em transformar os recursos em produto final num curto espaço de tempo;

- Confiabilidade na entrega: significa que produtos que precisam ser entregues devem respeitar o prazo proposto;

- Flexibilidade: é necessário, assim como em qualquer outra atividade organizacional, que a ideia inicial seja ajustada sempre que necessário.
Você deve estar pensando mais suponha que estou na última fase do projeto e surge uma nova ideia? O segredo é não perder o foco, ou seja, você vai continuar a construção do prédio no terreno que já comprou mais quem sabe o prédio possa ter oito andares ao invés de seis. Ou quem sabe ao invés de ser um prédio residencial observa-se que pela localização você pode e deve construir um empreendimento comercial.

Baixo custo: todo e qualquer projeto deve orçar os diferentes recursos a serem transformados ou o custo dos recursos transformadores – é preciso orçar por baixo custo mais mantendo o padrão de qualidade.

A qualidade final de um projeto depende do gerenciamento dos processos iniciais e intermediários desta atividade. Por exemplo, não podemos construir um prédio de qualidade, se for analisar o projeto após ter a posse do produto acabado. Toda atividade de produção deve ser iniciada por um projeto, o qual deve ser acompanhado por seu respectivo responsável – gerente de produção.

A questão de qualidade do produto final depende de como o processo é gerenciado e também da criatividade envolvida nessa atividade. Cada vez mais, devido às rápidas mudanças de mercado, a criatividade é vista como um elemento essencial em um projeto de produção. A criatividade hoje é medida em meses ou mesmo em dias e não mais em décadas. Assim, podemos considerar o processo de criatividade (inovação) como sendo um ingrediente vital para um projeto eficiente e eficaz.

Ser criativo dentro de um sistema de produção significa fazer mais por menos. Ser criativo é trazer uma solução para o problema, é alterar a estação do rádio em busca de uma melodia melhor e mais agradável.

Conhecendo o conceito de criatividade, você acredita que apenas grandes empresas podem ser portadoras de capital criativo?

Acertou, toda empresa independente do seu porte pode se destacar pela criatividade. O importante em inovar não é necessariamente criar um novo, mas sim ter a sensibilidade de observar a insatisfação do cliente por determinado produto, e ter a criatividade de projetá-lo, de modo a satisfazer tal dificuldade. 

Referência
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/conceito-de-projeto/ 

Postagem do grupo "Os Sistemáticos" 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Organização Como Sistema Fechado e Aberto

A influência da Igreja Católica e do Exército na Administração

Cultura Oganzacional