A influência da Igreja Católica e do Exército na Administração

Postagem do grupo "Os Sistemáticos"

A INFLUÊNCIA DA IGREJA CATÓLICA NA ADMINISTRAÇÃO

Ao longo dos séculos, a Igreja Católica foi estruturando sua organização, sua hierarquia de autoridade, seu estado-maior e sua coordenação funcional. Hoje a Igreja tem uma organização hierárquica tão simples e eficiente que a sua enorme organização mundial pode operar satisfatoriamente sob o comando de uma só cabeça executiva.
De qualquer forma, a estrutura da organização eclesiástica serviu de modelo para muitas organizações que, ávidas de experiências bem sucedidas, passaram a incorporar uma infinidade de princípios e normas administrativas utilizadas na Igreja Católica.
A igreja acrescentou uma poderosa administração central com diversas assessorias criadas ao longo dos séculos. Simples, eficiente e poderosa monetariamente, essa estrutura de administrar, possibilitou a igreja espalhar-se pelo mundo todo sem concorrência, até então sem concorrência, pois esta só surgiu com a Reforma Protestante.
A Organização Católica e Seu Modelo de Administrar
Princípios Fundamentais: Unidade de propósito e Unidade de objetivos.
Tipo de Organização: Formal Linear baseada na hierarquia de autoridade.
Estilo de Direção: Autocrática e Centralizada.
ADMINISTRAÇÃO NOS DIAS ATUAIS
Nos dias de hoje se analisarmos algumas empresas, vimos que seu modelo de administrar está baseado na administração da Organização Católica. É lógico que a Organização Católica muito contribuiu para a evolução da administração e é considerada a organização mais formal e eficiente da civilização:
Seu modelo de administração atravessou séculos e sua forma primitiva de administrar é praticamente a mesma; É um verdadeiro exemplo de como conservar e defender suas propriedades, finanças, rendas e privilégios; É uma enorme organização mundial que opera satisfatoriamente sob o comando de uma só cabeça executiva, e sua rede espalha-se por todo o mundo com a mesma finalidade e objetivo e segundo os seus princípios fundamentais.
Este tipo de organização foi muito defendido por Fayol, que via neste modelo a estrutura ideal para a organização de sua época. Hoje muitos falam em "fim da hierarquia", mas isto não é favorável para nenhuma instituição, pois em qualquer uma delas é preciso que haja uma autoridade final, alguém para assumir o comando e determinar o que deverá ser feito em momentos de crise. No passado, a maneira correta era o controle de cima para baixo – a centralização, mas hoje a abordagem de equipe é vista como a ideal. Como também é óbvio que hoje é necessário dentro de uma organização um espírito inovador e criativo, pois a tecnologia, o mercado e as finalidades não são fixas e nem específicas, pois vivemos em um mundo globalizado. Já deve ter ficado claro que a organização certa é algo que não existe. Existem apenas organizações, cada uma das quais possui pontos fortes distintos, limitações distintas e aplicações específicas. A organização é uma ferramenta para tornar pessoas produtivas quando trabalham em conjunto. Resumindo, uma estrutura organizacional deve seguir vários modelos administrativos adequando para as suas necessidades, finalidades, em determinadas condições e determinadas épocas.
A INFLUÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO MILITAR NA ADMINISTRAÇÃO

Há mais de 3.000 anos o Exército vem buscando soluções administrativas para solucionar operações complexas e arriscadas em que se envolvem os contingentes de pessoas.
Conceitos de estratégia, planejamento, logística e hierarquia que são usados não só nas forças armadas, mas também em todos os tipos de empreendimentos hoje, surgiu com os militares do passado.
HÁ 2.500 anos, Sun Tsu,um general filósofo chinês - reverenciado ainda nos dias de hoje - escreveu um livro sobre a arte da guerra onde relata a preparação dos planos, espada embainhada, manobras, terreno, pontos fracos e fortes do inimigo e a organização do exército.
ESTRUTURA LINEAR
O exército  na antiguidade e na idade média já utilizava a estrutura linear, ou seja, cada superior  tem autoridade  única e absoluta sobre seus subordinados.
LOGÍSTICA
A logística também foi utilizada no Exército, sendo um setor de estratégia. Ela consistia em fazer o planejamento militar, que compunha o estudo do adversário a definição das frentes da batalha, movimentação e deslocação das tropas e equipamentos e programação das equipes de apoio.
O Exército sempre foi na história, sinônimo de disciplina e obediência hierárquica. Sendo o grande sucesso da logística, que caracteriza-se ser integradora, fazendo a consolidação das informações com o objetivo de alcançar as metas do grupo.
HIERARQUIA
A hierarquia surgiu para dirigir as operações dos níveis que estão subordinados. Dividindo a organização em camadas, escalas, ou níveis tendo os superiores autoridades sobre os inferiores. Quando se sobe a escala hierárquica, aumenta a autoridade do ocupante do cargo.

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