Feedback
O feedback
é o retorno da comunicação, seja verbal ou escrita, de uma pessoa para outra. É
uma ferramenta muito importante para quem é gestor.
Esse tipo de retorno é utilizado em Teorias da Administração de Empresas para
dar um parecer sobre uma pessoa ou grupo de pessoas na realização de um
trabalho, com o intuito de avaliar o seu desempenho. É uma ação que revela os
pontos positivos e negativos do trabalho executado tendo em vista a sua
melhoria.
Na gestão de equipes, o feedback é considerado um retorno específico que o gestor transmite
a respeito do desempenho ou do comportamento que as pessoas estão emitindo.
Esse é o momento em que o funcionário toma consciência se está desempenhando corretamente
as atividades destinadas a ele e se está dentro das expectativas, seguindo o
cronograma. Funciona como um alerta a respeito do que se deve manter ou alterar
em sua conduta. Se por alguma razão ocorreu um desvio no caminho, esse será o
momento ideal para modificar as ações e agir conforme o esperado.
O problema é que, atualmente, os gestores realizam
feedback apenas em ocasiões formais:
nas reuniões mensais com a equipe, nos programas de avaliação de desempenho,
etc. E isso acaba não sendo suficiente, afinal o comportamento é elemento
diário e por isso a frequência desse retorno deve ser maior. Sempre que
tivermos uma situação no qual o gestor se depare com algo que não está dentro
da expectativas, ele precisará pontuar. E isso deve acontecer regularmente e
não somente nas avaliações de desempenho.
O gestor precisa tirar a roupa formal do feedback, pois afinal ele não é um
evento. Esse retorno precisa ser diário, precisa fazer parte dos hábitos de
gestão. A intenção é ser o mais natural possível para que
a pessoa mal perceba que está recebendo um feedback.
Mas, claro, é necessário ter a responsabilidade em transmitir esse retorno da
maneira correta pois não adiantará fazê-lo com uma frequência assídua se a
metodologia adequada não será aplicada.
Assim, o feedback
acaba se tornando um dos meios mais importante para ser utilizado pela
liderança nas empresas. É por meio dessa ferramenta que podemos proporcionar o
auto desenvolvimento dos colaboradores. O feedback
não necessariamente é negativo e pode ser usado como um meio de transparência e
aproximação de colaboradores com os gestores. Quando utilizado positivamente,
poderá servir como fator motivacional do liderado. Afinal, a busca pela
melhoria contínua nas relações humanas tem sido foco de diversas discussões
atualmente. A comunicação, o retorno, a orientação, a direção, o respeito e a
responsabilidade com as pessoas são necessários e fazem parte de um bom feedback.
É através dele que se consegue o entendimento e compreensão entre as
pessoas e é possível perceber uma melhoria considerável no clima organizacional
e, consequentemente, nos resultados operacionais.
Postagem realizada pelo grupo The Managers.
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