Cultura Oganzacional
A cultura
organizacional é um conjunto de elementos que constrói a identidade de uma
organização, são os hábitos, crenças, valores e as atitudes que estão presentes
em cada indivíduos. Normalmente o fundador da organização ao cria-la tende a
inserir a própria cultura dentro dela, entre tanto, cada membro que se inclui a
esse grupo, traz consigo uma serie de elementos e esses elementos que são da
sua cultura individual vão ajudar ele a compor também a cultura organizacional.
Um dos estudos mais reconhecidos nessa área foi realizado por Shien, que divide
a cultura organizacional em 3 níveis, sendo eles, ARTEFATOS, VALORES e PRESSUPOSTOS.
O primeiro nível é conhecido por Artefatos, esses são os fatores visíveis da organização. É possível dizer que cada artefato é uma
tentativa de representar e também transmitir a
cultura da organização. A tabela abaixo lista exemplos de cada
categoria de artefatos:
Manifestações
físicas |
Manifestações comportamentais
|
Manifestações
verbais |
Design, logo, aparência, vestuário, prédios, objetos materiais,
layout.
|
Cerimônias, rituais, padrões de comunicação, tradições, recompensas e
punições.
|
Piadas, anedotas, jargões, apelidos, explicações, mitos, histórias.
|
O
segundo nível são os Valores organizacionais,
sendo então as crenças e atitudes introduzidas e transmitidas pelos valores do
próprio fundador, elas dão uma personalidade para a empresa. Se uma organização
não cultivar valores socialmente éticos, dificilmente conseguirá alcançar
resultados positivos em longo prazo. É com base nesses valores são criadas
normas informais e não escritas que orientam os colaboradores para a boa
convivência interpessoal fazendo com que eles aprenderam a respeitar, a exercer
e ensinar aos novos integrantes.
O
terceiro nível, Pressupostos, é o mais
profundo da organização, Schein considera que as crenças e pressupostos são fatores
de extrema importância. De acordo com Schein, este nível forma o coração da
cultura de uma organização. Os pressupostos existem além da consciência e são
elementos invisíveis e dificilmente identificados nas interações entre
funcionários de uma empresa. Geralmente são crenças consideradas “tabus” na
organização, ou seja, regras “táticas”, que muitas vezes existem sem o
conhecimento consciente dos trabalhadores. Eles representam também o que os
membros acreditam ser a realidade, influenciando o que eles sentem e pensam nos
aspectos da cultura. A partir da perspectiva dos membros de uma cultura, o que
eles assumem ou acreditam ser real geralmente é indiscutível. Esta verdade
incontestável penetra em todos os aspectos da vida cultural e influencia todas
as formas de experiência do indivíduo. Eles são as pressuposições dos
sentimentos e crenças inconscientes das quais os colaboradores da empresa
acreditam. A cultura de uma empresa consegue “prescrever” o modo como as
atividades são realizadas, principalmente, por meio de pressuposições não
escritas ou formalizadas.
Grupo: Octeto
Grupo: Octeto
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